Escolha uma Página

Decupagem

Sequência 7

Barco: Os três se reúnem

231 – Mar. Panorâmica dir-esq até o barco /
232 – PP de Raul que fala, inclina-se para a beira do barco. Pan. esq-dir sobre Taciana /
233 – PA de Olga sobre a proa /
234 – Raul de perfil /
235 – Detalhe do alto do pé de Raul e água que entra no barco
236 – Detalhe do alto do pé, água e os dois gravetos de Raul /
237 – PG do barco que gira. Olga senta-se perto dos dois
238 – Mar
Fusão

Com fusão, pela primeira vez, a paisagem na sequência do barco é precedida do plano do mar e da panorâmica sobre o barco enquadrado de longe [231]. O PP de Raul que fala [232] se coloca em analogia com os PP dos outros dois personagens na mesma situação [71] e [195], mesmo se este é mais aproximado em relação ao de Olga e mais frontal em relação ao de Taciana, que era enquadrada do alto. Raul exprime a sua humilhação, voltando-se para o mar como havia feito Taciana. Panorâmica de Raul sobre Taciana com o vestido rasgado, relacionando os dois em contraposição a Olga sobre a proa [233]. Raul de perfil e com os cabelos ao vento mostra as mãos vazias em posição de algemado que aperta os punhos [234] (A música muda). O detalhe do barco com a água que se infiltra [235] e o mais próximo dos bastõezinhos na água [236] dão a ideia da situação objetivamente precária (água) e do estado de prostração. Em PG o barco à distância [237] e os três personagens se aproximam e se relacionam pela primeira vez. Plano do mar vazio [238] como a abertura da sequência. Fusão.

Skip to content