No final dos anos 1990, o Laboratório de Investigação Audiovisual (LIA) realizou um projeto de análise do filme Limite (Mário Peixoto, 1931), sob a coordenação de Tunico Amâncio. Este projeto resultou no desenvolvimento de um cd-rom que apresenta o resultado da análise em formato multimídia.
O programa contido no cd-rom é organizado em quatro seções.
A seção Biografia contém um texto curto contando a história de Mário Peixoto e uma linha do tempo destacando acontecimentos importantes de sua vida.
A seção O Filme é dividida em seis subseções. Produção contém um texto curto contando a história do filme e uma linha do tempo destacando acontecimentos da sua produção. Elenco e Equipe trazem pequenas biografias das pessoas envolvidas na realização do filme, incluindo uma foto de cada um. Exibição traz uma lista de datas e localidades onde o filme foi exibido ao longo dos anos. Descrição traz um longo texto que detalha cada plano do filme. Por fim, a seção Música traz um texto sobre a trilha sonora do filme e uma lista das obras usadas. Nesta seção, é possível escutar as músicas.
A seção Análise é dividida em duas subseções. Imagens traz diversas páginas onde é feita a análise imagética e fílmica, incluindo stills e trechos do filme. Assim como em O Filme > Descrição, os textos de análise trazem marcações que exibem trechos do filme quando são clicadas. A subseção Textos tem alguns textos que analisam a obra.
Pesquisa traz fotos de arquivo, bibliografia e informações sobre publicações e pessoas que, de uma forma ou de outra, tiveram relação com Mário ou com Limite. Por exemplo, há informações sobre Saulo Pereira de Mello, pesquisador da obra de Mário Peixoto, e sobre o Chaplin Club, cineclube fundado nos anos 1920. Essas informações contam ainda com imagens e trechos de vídeos. Um último recurso disponível na seção Pesquisa é a possibilidade de escolher músicas para que fiquem tocando enquanto o cd-rom é usado.
Por fim, o projeto é trilíngue, estando disponível em português, inglês e francês.
Entretanto, por ter sido desenvolvido há mais de vinte anos, o cd-rom usa tecnologia que os sistemas atuais não são mais capazes de executar. Daí surgiu o projeto deste site: fazer um trabalho de arqueologia digital e restauração, resgatando o conteúdo do cd-rom e o tornando disponível novamente ao público.
Neste projeto, resgatamos o trabalho feito originalmente para o cd-rom e que até então estava esquecido e inacessível. A análise de um filme não é um conteúdo que fique datado ou que perca seu valor com o tempo, e resgatar esse trabalho é reconhecer o valor de toda a pesquisa, análise e programação realizadas pela equipe original.
Dessa forma, damos acesso amplo e irrestrito a um conteúdo que antes ficava disponível individualmente, apenas para as pessoas que tinham o cd-rom em mãos. Para navegar no conteúdo resgatado, basta usar o menu laranja que fica no topo das páginas do site.
Além do conteúdo resgatado do cd-rom, este site conta ainda com verbetes e bibliografia atualizados, e também uma nova tradução para o castelhano.
Niterói, dezembro/2021.