Decupagem
Sequência 1
Barco: apresentação dos personagens
16 – PPP Olga com olhar baixo
17 – Olga do alto, imóvel, de costas de meio-perfil /
18 – Raul do alto. Pan. esq-dir sobre o remo /
19 – Taciana do alto, deitada e imóvel /
20 – PG barca imóvel
21 – Plano mais próximo do barco /
22 – Olga do alto, que olha para o horizonte. Pan. dir-esq até Raul /
23 – Raul do alto, abatido sobre o remo /
24 – Pan. esq-dir sobre o remo /
25 – Olga, de costas, toca os cabelos /
26 – Olga no fundo e Raul de costas em PA: Olga se volta para Raul, pega uma lata, abre-a, alarga-a, pega outra lata, examina-a, acomoda-se sobre a proa e olha ainda para a lata, enquanto Raul tenta remar e desiste. Olga também desiste /
27 – PPP Rosto de Olga abatido /
28 – PPP Rosto de Raul abatido /
29 – Linha do horizonte do mar /
30 – Raul em PM e ao fundo Taciana deitada. A mão de Olga entra em campo para dar um biscoito a Raul /
31 – Olga olha para a lata, fere o dedo, molha-o no mar, olha-o, continua a mexer na lata /
32 – Raul em PA, enquanto Taciana está ao fundo, deitada. Raul morde um biscoito, mostra abatimento; enquanto come, olha de novo para ela /
33 – Taciana vista do alto, deitada /
34 – Olga de costas olha o seu dedo ferido /
35 – Detalhe – cabelos de Olga, vistos de trás
36 – Raul em PA com a cabeça entre os punhos
37 – Detalhe – cabelos de Raul
38 – Interior do barco
Fusão
Do detalhe dos olhos por fusão (como de resto, se ligam todas as sequências do filme entre si) PPP de Olga [16]. Depois, Olga imóvel enquadrada de costas em meio-perfil [17] com uma angulação do alto. Panorâmica sobre o remo do barco. Taciana é enquadrada do alto, deitada e imóvel [19]. PG do barco no mar também imóvel, que contextualiza grandemente a situação [20]. Retorna-se ao triângulo precedente da passagem de Olga a Raul ao remo, com uma fotografia mais escura em relação à primeira. Agora Olga faz o primeiro movimento, erguendo a mão para fazer proteger os olhos e olhar para o horizonte [22]. Dessa vez, a panorâmica parte de Olga e termina em Raul. É colocada no meio de um plano mais aproximado do homem, onde parece evidente um corte vertical da camisa, similar a uma ferida fatal [23]. A câmara avança sobre o remo [24]. Retorna-se para Olga, de costas [25], que põe as mãos entre os cabelos. No plano seguinte, Olga e Raul pela primeira vez interagem, de costas [26], depois Olga se volta, se ergue e começa a mexer em várias latas, enquanto Raul tenta remar, mas acaba desistindo. Seguem os PPP da cabeça reclinada de Olga, abatida [27] (em relevo, a massa dos cabelos) e de Raul, que pela primeira vez tem o rosto mostrado [28]. Em seguida, há o plano da linha do horizonte marinha [29] que, se tradicionalmente é signo de esperança, em Limite é premonição de morte. Agora, Raul e Taciana, que se dão as costas, viram-se para a câmara [30]. Entra em campo a mão de Olga, oferecendo a Raul um biscoito. Retorna-se para Olga, que fere um dedo e o molha na água do mar e continua a procura na lata [31]. Isto não provoca qualquer reação em Raul, que continua a comer e, por duas vezes, porém, se volta para Taciana [32], que é enquadrada, enfim, em plano próximo [33]. De novo, Olga de costas e de meio-perfil [34] e PP sobre seus cabelos sem mostrar-lhe o rosto. Então Raul em PA, tendo em realce a massa de cabelos sobre a cabeça reclinada [36] e PD dos mesmos [37]. Os três personagens se caracterizam já nas suas posições corporais e naquelas que ocupam sobre o barco. Olga está em pé ou sentada sobre a proa: Raul, inclinado ao centro e Taciana deitada na popa. Olga faz as ações positivas e é a primeira que se move (procura o alimento, abre a lata, oferece o biscoito), representando a resistência e será, de fato, a última a morrer. O segundo, Raul, é o meio-termo e representa o desânimo. A terceira, Taciana, encarna a fracassada. Se Olga tem um potencial de atividade maior em relação a Raul, que apenas em um segundo momento a olha [26], eles têm uma atividade maior em relação a Taciana, que, de olhos fechados, não se apercebe deles [32]. Neste momento, as duas mulheres não se relacionam. A sequência se fecha com o enquadramento da beira do barco [38], signo de demarcação com a sequência seguinte, sublinhado também pela mudança da música em fusão, assim como pelas imagens. Todos os planos são extremamente longos.