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Decupagem

Sequência 10

História de Raul 3 – 10.1. cemitério 2

316 – PA de baixo de Raul e Mário /
317 – Detalhe de um ângulo do túmulo, enquanto chove /
318 – PA de Raul e Mário. Mário coloca o chapéu e sai de cena à direita. Raul se volta para ele /

Com fusão, se retorna aos dois personagens [316] no cemitério como do detalhe do túmulo em cima do qual chove [317]. Mário põe o chapéu e sai de campo [318], isolando Raul, que se volta para ele.

História de Raul 3 – 10.2. grito

319 – Pan. rápida dir-esq sobre a folhagem /
320 – PG com Raul de costas em PM que se afasta /
321 – Detalhe dos pés de Raul por trás e carrinho para frente a seguir. Panorâmica baixo-alto até PA de Raul, levantando o braço. Mário está ao fundo /
322 – PP de perfil de Raul que grita /
323 – Raul por trás em PM gritando. Panorâmica direita-esquerda sobre a estrada. Mário está ao fundo /
324 – Panorâmica rápida direita-esquerda sobre a folhagem /
325 – Capinzal. Entra em campo Raul do fundo, avançando para a câmara. Panorâmica baixo-alto sobre o céu, depois panorâmica alto-baixo sobre Raul de costas, se afastando /
326 – Zona pantanosa. Raul ao fundo se aproxima. Panorâmica direita-esquerda a segui-lo. Raul cai, se levanta e grita /
327 – Panorâmica rápida direita-esquerda sobre folhagem /
328 – Campina. Entra em campo Raul do fundo /
329 – PPP de Raul que grita e permanece parado /
330 – Panorâmica rápida direita-esquerda sobre folhagem /
331 – Árvore e relva. Entra em campo Raul da direita. Panorâmica direita-esquerda a segui-lo, enquanto grita e anda até a folhagem /
332 – Panorâmica rápida direita-esquerda sobre folhagem /
333 – PPP de Raul gritando. Carrinho para frente sobre detalhe da boca /
334 – PP de Raul gritando. Posição diferente da anterior. Carrinho para frente sobre detalhe da boca /
335 – PP de Raul gritando. Carrinho para frente /
336 – PP de Raul de perfil. Carrinho para frente /
337 – Raul de baixo de meio-perfil, gritando. Carrinho para frente /
338 – Raul de baixo, gritando. Carrinho para frente /
339 – Detalhe da nuca de Raul. Carrinho para frente /
340 – Raul de baixo, gritando
341 – PPP de Raul de baixo, gritando. Carrinho para frente /
342 – PP de Raul desesperado. Carrinho para frente /
343 – Raul de baixo de perfil, gritando. Carrinho para frente /
344 – PP de Raul desesperado. Carrinho para frente /
345 – PPP de Raul de perfil, gritando. Carrinho para frente /
346 – PA de Raul de baixo de meio perfil, gritando. Carrinho para frente /
347 – Detalhe da nuca de Raul. Carrinho para frente /
348 – PP de Raul desesperado /
349 – Raul desesperado com o rosto coberto. Carrinho para frente /
350 – Detalhe do pescoço de Raul desesperado. Carrinho para frente /
351 – PP de Raul, gritando. Carrinho para frente /
352 – Panorâmica rápida direita-esquerda sobre folhagem /

A panorâmica em chicote sobre a folhagem [319], enquanto muda a música, aparece com as suas zonas brancas sobre fundo preto, quase como um quadro abstrato. A fotografia de PG de Raul se afastando sobre a estrada [320] se faz mais escura, quando Raul está no final da estrada e nos planos seguintes. O plano de Raul de costas em PM [323] é a continuação – intercalada do PP de Raul gritando [322] – do movimento de elevação dos braços [321]. O plano mostra a estrada vazia com Mário ao fundo. Retorna a panorâmica rápida [324] que funciona como indicador da passagem do tempo. No plano do capinzal [325], aparece Raul, que se aproxima da câmara até ficar fora de foco. A câmara sobe ao céu, que com o seu branco parece uma fusão em branco, e desce novamente, enquadrando as costas de Raul se afastando. A câmara corrige à direita enquadrando o pântano [326], onde Raul já está em campo, ainda que pouco visível ao fundo. Raul se aproxima, cai, grita, para e permanece em campo. A câmara o segue. Novamente, a panorâmica veloz sobre a relva [327], que é perfeitamente idêntica à precedente e às seguintes (cf. [324], [330], [332] e [352]). A campina [328], espécie de hipérbole em relação aos eixos cartesianos do enquadramento, está vazia. Aparece, por baixo, Raul com o braço levantado, prenunciando o PP de Raul gritando [329] e permanece por longo tempo parado. Em outro plano, com árvore e campina [331], aparece Raul que é seguido pela panorâmica em sua corrida, cujo ritmo veloz é acompanhado pela música. A câmara vaga pela folhagem. Começa a série de 19 PP de Raul de diversas posições [333-351] e carrinhos para frente sobre detalhes da boca ou de outras partes (nuca, nariz, olhos, paletó, orelha, mão), que lembram os carrinhos para a frente em direção à fonte (cf. [90], [93], [96]) pelo movimento da câmara – embora aqui fosse reiterado o mesmo enquadramento – e a cena do cinema (cf. [153-192]) pela montagem de planos de angulações diversas que se repetem. Fecha a sequência, como a havia aberto, uma panorâmica rápida sobre a folhagem.

História de Raul 3 – 10.3. encontro com Carmen

353 – Raul do alto que sai de campo à esquerda /
354 – Céu. Raul entra em campo do fundo e se aproxima da câmara. Pan. dir-esq a segui-lo sobre o quebra-mar /
355 – PA de Raul de meio-perfil. Panorâmica direita-esquerda/alto-baixo sobre pés femininos e panorâmica esquerda-direita/baixo-alto sobre Raul. Entra em campo da esquerda, a mão da mulher que se apoia nas costas de Raul, que se volta. Panorâmica direita-esquerda sobre o rosto de Carmen que come uma fruta /
356 – PP do rosto de Raul e cabeça de Carmen de trás. Raul pergunta por Mário a ela e se desespera /
357 – PPP de Carmen /
358 – PG com Raul e Carmen em PM. Raul afasta-se dela e avança até a câmara /
359 – Detalhe das pernas de Carmen por trás /
360 – Panorâmica lenta direita-esquerda sobre a folhagem /

A sequência se abre com um plano em perpendicular de Raul sentado e depois de pé [353], saindo de campo. Neste momento, a música muda e é apresentado um ritmo lento. No plano do céu branco, entra Raul enquadrado de baixo e seguido por uma panorâmica sobre o quebra-mar, com uma perspectiva central que converge em um marco vertical que lhe assinala o limite [354] sobre o qual Raul se apoia como se fosse a grade de uma prisão. Raul se desespera e a panorâmica passa de seu PP para as pernas de uma mulher (Carmen Santos), para retornar a Raul, que se volta, e de novo sobre ela em PA, enquanto come [355]. Este tipo de panorâmica de avanço e retorno que enquadra detalhes diversos do personagem lembra a cena do cemitério (cf. [297] e [299]). Do detalhe das pernas, compreendemos que se trata de uma mulher provavelmente diferente daquela do encontro na soleira da casa (cf. [260]). O fato de que a mulher come lhe dá uma conotação de atividade em contraste com o desespero de Raul. Este último, em PP [356], fala assim como havia acontecido no barco, mas, pela primeira vez, ajudados pela sua gestualidade, são legíveis em seus lábios as palavras: ele procura um homem alto e magro. A resposta de Carmen, que vemos apenas por trás, é manifestada pelas reações de desespero de Raul. Segue um PPP de Carmen com expressões de desprezo [357]. A consequência é o afastamento de Carmen por parte de Raul [358], que lembra Raul no barco, repelindo a mão de Taciana (cf. [79]). Raul avança até a câmara, invadindo o quadro com o preto de sua roupa. Segue o detalhe das pernas de Carmen por trás, elemento em PP com a perspectiva do quebra-mar que deveria convergir para Raul, já fora de campo [359]. Fecha a sequência uma panorâmica lenta em relação às precedentes ([360], cf. [324], [330], [332] e [352]) sobre a folhagem. Corte.

História de Raul 3 – 10.4. procura do homem

361 – Preto. Panorâmica direita-esquerda sobre janela com paisagem desfocada. Foco: Raul ao fundo pergunta a um homem alto e magro e sai de campo à esquerda. Panorâmica direita-esquerda até o preto e depois até outra janela, onde se vê Raul ao fundo que pergunta novamente e sai de campo à esquerda. Panorâmica direita-esquerda até o preto /
362 – PG de Raul em PM de perfil, próximo a uma cerca, afastando-se /
363 – PP de baixo de Raul. Panorâmica esquerda-direita sobre sua mão, esticando o arame farpado /
364 – PA de Raul caindo /
365 – Detalhe dos pés de Raul. Panorâmica baixo-alto pela paisagem e sobre o céu. Panorâmica alto-baixo pelas montanhas sobre o mar e a praia, até o detalhe da mão de Raul
366 – Detalhe das grades do túmulo: chove /
367 – Nuvens /
368 – Nuvens /
369 – Nuvens /
370 – Duas cruzes de baixo
371 – Cruz de frente /
372 – Praia /
373 – Redes
374 – Praia e redes /
375 – Redes /
376 – Cabana e barco /
377 – Barcos na areia /
378 – Areia. Chega da direita, por duas vezes, uma onda
379 – Barco e pescadores /
380 – Areia banhada com ondas da direita /
381 – Barcos na areia
382 – Enseada e barcos
383 – Cruz de frente /

O negro da tela [361], que poderia parecer uma fusão no preto, se revela uma parede, quando aparece a janela. O mesmo efeito fora obtido com a parede branca da prisão na sequência da fuga de Olga (cf. [39]). Segundo Fragelli, essa abertura cercada de negro lembra a tela cinematográfica, citação metalinguística. A paisagem além da janela está inicialmente desfocada. Quando a panorâmica se interrompe, Raul fica em foco, que se volta para a câmara, e pergunta ainda por Mário, fazendo gestos dos quais intuímos a busca do homem alto e magro. Volta depois o preto e novamente continua a panorâmica direita-esquerda e aparece uma outra parte da paisagem com Raul que refaz a pergunta a um interlocutor indefinido e volta o preto. Aqui, a música muda. Raul se acha ao lado de uma cerca [362]. Em cada relato há uma cerca, de madeira, bambu ou arame farpado, que acompanha os personagens nas suas peregrinações pelas estradas rurais. Raul se afasta e para de novo diante de um outro ponto da cerca. O PP de Raul de baixo [363] com o braço em PPP, que depois abaixa diante da câmara, recorda aquele de Taciana apoiada no corrimão da escada na sequência do encontro em casa com o homem (cf. [110]), ainda que ali com um PA invertido sobre o arame farpado que, solto das mãos de Raul, salta. A perspectiva dos fios convergentes lembra aquela dos fios telegráficos [45]. Raul cai diante da câmara [364] e a massa corpórea com o escuro de suas roupas domina o quadro. O detalhe dos pés se confunde entre as folhas [365]. A câmara sobe pela paisagem até o céu branco, depois vai até as nuvens, e desce sobre o detalhe da mão. Este giro pelo céu, que parte de um detalhe para atingir a um outro, lembra aquele da sequência anterior (cf. [325]). A mão se funde com o detalhe do túmulo [366] sobre o qual chove (cf. [317]). É um signo premonitório da tempestade associado à ideia da morte como os planos seguintes das nuvens ([367], [368], [369] cf. [287] e [291]) e das cruzes ([370] e [371]). Começa a série de planos ([372],[377]) da praia com redes e barcos que lembra aquele do início do relato de Taciana, ao qual corresponde a mudança da música. Sobre a areia chegam, por duas vezes, as ondas [378] da direita (cf. [259] com ondas da esquerda). O plano do barco e do pescador que tece uma rede [379] aludiria, segundo Fragelli, ao enredo cinematográfico. Voltam as ondas [380], por três vezes, e os barcos ([381], cf. [377]). Fecha a sequência o detalhe de uma cruz ([383], cf. [371]), fundida com os barcos [382], assim como o detalhe do túmulo tinha se fundido com a mão de Raul ([365] e [366]). Essas fusões destacam-se no interior de uma sequência construída por cortes.

História de Raul 3 – 10.5. fuga do trem

384 – Detalhe do posto de gasolina com pernas que passam /
385 – Detalhe dos pés de Raul de frente /
386 – Detalhe do posto de gasolina com pernas que passam /
387 – Detalhe dos pés de Raul de frente /
388 – PP de Raul de baixo de meio-perfil /
389 – Homem de costas em PA, na bilheteria ferroviária, saindo de campo à direita. Panorâmica esquerda-direita/baixo-alto sobre o telhado onde toca um sino. Panorâmica direita-esquerda/alto-baixo sobre a bilheteria. Entra em campo, da esquerda, Raul que vai até a bilheteria /
390 – Detalhe da locomotiva em movimento /
391 – Detalhe da roda do trem em movimento
Fusão

O plano do alto do posto de gasolina ([384], [386]) mostra apenas as pernas dos passantes precedidas, às vezes, pela sua sombra. Entre eles, se interpõe ([385], [387]) o detalhe dos pés frontais que caminham e o PA de Raul por baixo [388] nos faz compreender que os pés eram seus. O homem de costas em PA [389] é apenas um figurante com o rosto visível que sai de campo. Rápida panorâmica sobre o telhado onde o sino toca para anunciar a partida do trem, como se perceberá no plano da locomotiva [390] e da roda [391]. Panorâmica de retorno até a bilheteria vazia, assinalada pela placa bilhetes, outra presença escrita diegética, e entra em campo Raul. O detalhe da roda retorna pela terceira vez, com uma angulação nova, posterior àquelas que concluíram a fuga da prisão ([46], [47]) e a fuga da fábrica [69] da história de Olga. Fusão.

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