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Decupagem

Sequência 12

Tempestade

422/427 – Ondas /
428/431 – Ondas com rocha /
432 – Ondas /
433/438 – Ondas com rocha /
439/443 – Água /
444 – Água /
445/446 – Ondas /
447 – Águas /
448/449 – Ondas /
450 – Ondas com rocha /
451/453 – Ondas /
454 – Água /
455 – Ondas /
456 – Água /
457 – Ondas com rocha /
458/459 – Água /
460/461 – Ondas /
462 – Água /
463/471 – Ondas /
472 – Água /
473 – Ondas /
474 – Água /
475 – Ondas /
476 – Água /
477 – Ondas /
478/482 – Água /
483/484 – Ondas /
485 – Ondas com rocha /
486/488 – Água /
489 – Ondas com rocha /
490/491 – Água /
492 – Água /
493/497 – Água /
498/507 – Ondas /
Fusão

Com uma fusão, se abre a longa sequência da tempestade. Pereira de Mello identificou nela a repetição de sete enquadramentos. No início, os movimentos da água são pulsantes, respiratórios, pois se fazem sempre mais rápidos até a sucessão rigorosa de planos curtos e abstratos. A sucessão de planos diferentes e a sua repetição, ou ainda a passagem de um ritmo mais diluído para um ritmo mais concentrado, lembram a sequência do cinema (cf. [153-192]) e a da corrida ao cemitério (cf. [266-280]). Na irrupção das ondas, enquadradas do alto, se identifica uma cadeia circular de movimentos: refluxo-avanço da onda – encontro com uma outra onda – desencontro (turbulência) – calma – refluxo. Esses movimentos podem seguir diretrizes diversas mas têm sempre a mesma estrutura dinâmica. Os planos podem partir de qualquer fase da cadeia e não apresentar todas necessariamente. A uma primeira série de desencontros de ondas [422-428], segue a série de ondas que se desencontram com escolhos enquadrados do alto ou de lado ([427-428] e depois [450, 457, 485 e 492]), que frequentemente são repetidas idênticas em seguida, também por mais vezes. A terceira série consiste na corrida da água, nos borrifos, na turbulência e no repouso sem a presença de movimentos de ondas [439-442, 444, 447, 454, 456, 458-459, 462, 472, 474, 476, 478, 483-484, 486-88, 490-491, 493-497]. A série de ondas prevalece, colocando às vezes mais em evidência a espuma ou o fenômeno da onda partida. Mesmo em relação às funções da tempestade em Limite e em “Sunrise”, Heffner, ao constatar a essência da esperança que se segue a ela no filme brasileiro, o define como anti-“Sunrise”. De resto, também em “The man of Aran” (O homem de Aran) de 1933, de Robert Flaherty, o homem não sucumbe na tempestade. Fusão.

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