Decupagem
Sequência 3
Barco: Taciana se reanima
70 – Detalhe do pescoço de Olga enquanto fala /
71 – PA de Olga com o rosto entre as mãos /
72 – PM de Raul de perfil com as varinhas /
73 – Detalhe das mãos com as varinhas /
74 – PA de Raul que se volta para Taciana /
75 – Pés de Taciana deitada, do alto. Pan. de baixo para cima até a cabeça /
76 – Legenda: Este letreiro está sendo projetado em lugar do trecho de Limite que ficou definitivamente perdido e onde se via o homem nº 1 socorrer a mulher nº 2 /
77 – Taciana come. Raul sai de campo à esq. Ela olha o mar. Pan. esq-dir sobre o mar. Pan. dir-esq sobre ela /
78 – Raul do alto de costas em PA. Pan. dir-esq/alto-baixo sobre balde vazio enquadrado do alto /
79 – PM de Taciana que se ergue e se senta perto de Raul, colocando uma mão sobre as costas dele /
80 – PA de Olga sobre a proa /
81 – PD mão de Taciana
Fusão
A fusão termina em um plano de baixo para cima do pescoço de Olga, que é vista enquanto fala [70]: desta forma se esclarece que o flash-back da história de Olga é fruto de um relato e não da imaginação da mulher. O plano seguinte [71] contextualiza fazendo perceber o retorno ao barco. Raul, brincando com os gravetos, enquadrados de trás [73], forma com eles uma espécie de tesoura. O olhar de Raul [74] se volta para Taciana deitada [75], estranha ao relato que se sucedeu, que é examinada dos pés à cabeça. Após os fotogramas que faltam, o plano [77] mostra Raul em ação de socorro (primeiro sentado, depois em pé), Taciana já reanimada (primeiro deitada, depois sentada) e à esquerda um balde. Com a saída de campo de Raul, a atenção se desloca apenas para Taciana e com uma pan. esquerda-direita, a câmara avança sobre o mar e retorna sobre ela. Raul retorna no seu estado de desencorajamento, sendo enquadrado de costas [78]. A panorâmica dele ao balde vazio parece representar a objetiva situação dos náufragos. Volta-se a Taciana, que finalmente se ergue e realiza o primeiro esforço para relacionar-se com alguém; neste caso, com Raul [79]. Logo em seguida, vê-se em contraste o plano de Olga isolada, imóvel sobre a proa, de costas, excluída da relação instaurada entre os outros dois [80]. Taciana, com a mão sobre as costas de Raul, pede atenção. Este retira a mão de suas costas sobre as quais se destaca a sombra dos cabelos dela [81]. O plano, que compreende também a orelha de Raul, põe em relevo o seu papel de ouvinte do relato seguinte. Fusão.