Limite
Música
Limite e Sua Trilha Musical
Mário Peixoto tencionava utilizar na trilha sonora original de Limite ruídos gravados em disco do vento, da chuva e do mar. Não sendo possível fazer isto, foi preparada uma trilha musical a partir de uma seleção de discos de música clássica, feita por Brutus Pedreira. Em relação às imagens e à sua montagem, a trilha de Limite é bem rigorosa: as fusões na trilha de imagem se repetem na trilha sonora e também certos ritmos de montagem se associam a mudanças de ritmos musicais.
A seleção feita por Brutus Pedreira é bastante eclética. Abrange compositores românticos (César Franck, Alexander Borodin), impressionistas (Debussy) e modernos (Ravel, Stravinsky, Satie e Prokofiev).
O tema principal é a “Troisième Gymnopédie”, de Erik Satie, composta em 1888 para piano e orquestrada por Debussy em 1897. Uma das obras mais famosas de Satie, a terceira “Gymnopédie” apresenta uma característica dominante no compositor: a repetição e justaposição de idéias musicais (cf. GILLMOR, Alan M. “Erik Satie”. New York: W.W. Norton, 1992, p. 40).
Claude Debussy é o compositor com mais músicas utilizadas. Além do “Quarteto para cordas em Sol Menor”, Brutus incluiu “Children’s corner, n.º 6 – Golliwogg’s Cake-walk”, “Prelude à l’après-midi d’un faune” e o terceiro “Noturno” para orquestra. O “Quarteto para cordas n.º 2”, de Borodin, e o “Quarteto em Fá Maior”, de Ravel, criam, com o de Debussy, uma ambiência musical bastante harmoniosa.
Para a sequência do encontro entre Raul e Mário no cemitério, Brutus escolheu a dramática “Chorale n.º 3 em Lá Menor”, de César Franck.
A exuberância orquestral de “O pássaro de fogo” e “Sinfonia Clássica”, dos russos Stravinsky e Prokofiev, confere à trilha musical de Limite uma extraordinária contemporaneidade.
A partitura musical de Limite vinha acompanhada de uma nota de Brutus Pedreira, que recomendava: “Se o último disco de qualquer das oito partes do filme terminar antes das indicações, recomece a tocá-lo até a mencionada indicação. Os discos iniciais devem começar na respectiva indicação, seja qual for o ponto em que esteja o disco precedente.” Os discos originais foram preservados e utilizados na nova versão do filme.
Por Lécio Augusto Ramos
Trilha Musical
1. Trois Gymnopédies – Erik Satie
N.º 3 – Lent et grave
Letreiros iniciais até plano 38 (enquadramento da beira do barco, com o mar ao fundo)
2. Quarteto para cordas em Sol Menor, op. 10 – Claude Debussy
I. Animé et très décidé
Plano 37 (Olga atrás das grades) até plano 46 (roda do trem)
II. Assez vif et bien rythmé
Plano 46 (roda do trem) até plano 61 (fusão entre tesoura e jornal)
III. Andantino, doucement expressif
Plano 62 (jornal em V) até plano 82 (peixe na areia)
II. Assez vif et bien rythmé
Plano 82 (peixe na areia) até plano 105 (Taciana e Brutus na escada)
3. Quarteto para cordas n.º 2 em Ré maior – Alexander Borodin
III. Notturno. Andante
Plano 105 (Taciana e Brutus na escada) até plano 141 (Brutus avança na rua deserta)
4. Trois Gymnopédies – Erik Satie
N.º 3 – Lent et grave
Plano 141 (Brutus avança rua deserta) até plano 147 (Tela do cinema)
5. Children’s corner – Claude Debussy
N.º 6 – Golliwogg’s Cake-walk
Plano 147 (Tela do cinema) até plano 193 (Porta)
6. Trois Gymnopédies – Erik Satie
N.º 3 – Lent et grave
Plano 193 (Porta) até plano 207 (mãos de Raul segurando gravetos)
7. Prélude à l’après-midi d’un faune – Très modéré – Claude Debussy
Plano 208 (Plano do alto da praia) até plano 230 (detalhe gramínea)
8. Quarteto em Fá Maior – Maurice Ravel
I. Allegro moderato
Plano 231 (mar e panorâmica até o barco) até plano 239 (língua de terra)
9. O pássaro de fogo – Suíte – Igor Stravinsky
I. Introdução – O pássaro de fogo e sua dança
Plano 239 (língua de terra) até plano 283 (árvore frondosa inclinada)
II. Variação do pássaro de fogo
Plano 283 (árvore frondosa inclinada) até plano 287 (nuvens)
10. Chorale n.º 3 em Lá Menor – César Franck
1ª parte
Plano 287 (nuvens) até plano 319 (Raul e Mário se afastam)
11. Noturno – Claude Debussy
N.º 2 – Fêtes
Plano 319 (mar e panorâmica até o barco) até plano 355 (Raul e Carmen)
12. O pássaro de fogo – Suíte – Igor Stravinsky
IV. Dança infernal do Rei Katchei
Plano 355 (Raul e Carmem) até plano 359 (pés de Carmen)
13. Quarteto para cordas em Sol Menor, op. 10 – Claude Debussy
III. Andantino, doucement expressif
Plano 360 (panorâmica sobre folhagem) até plano 370 (duas cruzes de baixo)
14. O pássaro de fogo – Suíte – Igor Stravinsky
III. Ronda das princesas
Plano 370 (duas cruzes de baixo) até plano 384 (bomba de gasolina)
IV. Dança infernal do Rei Katchei
Plano 384 (bomba de gasolina) até plano 404 (Taciana segura braço de Raul)
15. Quarteto para cordas em Fá Maior – Maurice Ravel
I. Allegro moderato
Plano 404 (Taciana segura braço de Raul) até plano 422 (ondas espumantes)
16. Sinfonia n.º 1 em Ré Maior, op. 25, Clássica – Serguei Prokofiev
IV. Finale. Molto vivace
Plano 422 (ondas espumantes) até plano 509 (mar calmo)
17. Trois Gymnopédies – Erik Satie
N.º 3 – Lent et grave
Plano 509 (mar calmo) até plano 518 (urubus)